Localiza-se entre Guarapari e Setiba, sendo criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e também para ser um lugar aberto a visitas, pesquisa e conhecimento. Com cerca de 1500ha de praias, florestas, lagoas, dunas e alagados, faz parte da Área de Proteção Ambiental - APA de Setiba - tem uma parte terrestre que abrange o Parque e uma parte marinha que abrange o arquipélago das três ilhas. Há uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea a manguezais, passando por mata de restinga e planícies cactáceas, entre outras. Encontram-se mais de 120 espécies de aves como o martim-pescador, cancará, gavião, garças, cancan e espécies raras como a cegonha ou maguri. Consideradas extintas no Espírito Santo desde 1981, segundo o ambientalista Augusto Ruschi (1915-1986)
O Parque Estadual Paulo César Vinha, antigo Parque Estadual de Setiba, possui esse nome em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que era contra o extrativismo de areia na região, tendo sido assassinado devido à sua luta pela preservação da área.
Há serviços de informações, de limpeza e de segurança, instalações sanitárias e alojamento com cozinha para pesquisadores, não adaptados, guia de turismo/condutor e estacionamento.
Site: www.iema.es.gov.br Telefone: (27) 3242.3665/9727.6295 (parque) / 3136.3469 (IEMA) Horário de Funcionamento: Sob agendamento prévio Visitação: áreas delimitadas pela administração do parque